Nosso objetivo é reforçar a competência da escola (ou de uma rede de ensino pública ou privada) para promoção e controle da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Voltado a educadores que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o Instituto propõe um conjunto de ações articuladas e complementares entre si, abrangendo desde a aplicação de avaliações diagnósticas de aprendizagem online (incluindo produção de texto) e capacitações diversas de professores e gestores.
A avaliação exerce função primordial no processo de ensino e aprendizagem, além de subsidiar as discussões sobre a construção dos currículos escolares. Tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho escolar, legitimador do sucesso ou fracasso, e, portanto, ocupando um papel central nas relações que estabelecem entre os profissionais da educação, alunos e pais. Delimita, no processo de ensino e aprendizagem, um caminho a seguir entre um ponto de partida e um ponto de chegada. É ainda um auxílio para se determinar as metas educacionais, traduzindo em que medida os alunos estão se desenvolvendo conforme o esperado. Assemelha-se a um sistema de controle da qualidade, permitindo que habilidades e competências sejam identificadas tempestivamente, proporcionando aos docentes um panorama das ações pedagógicas que necessitam ser revistas.